VERVE.TENTE
Estudos e Reflexões FLÁVIO MELLO

OFICINA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO

Category: By Flávio Mello
Disciplina: PRODUÇÃO DE TEXTOS/LITERATURA

Ementa: Língua e fala: conceitos e diferenças. A linguagem. A língua portuguesa. O discurso.

Conteúdo programático:

Apresentação – introdução;
Noção de texto;
Descrição de pessoas ou objetos;
Narração;
Dissertação;

Leitura e interpretação:

Narrativas e poesias;
Textos e as funções de linguagem;
Características lingüísticas de alguns textos;
Exercícios complementares.

Língua e fala

a. Conceitos
b. Diferenças e semelhanças

A linguagema

a. linguagem verbal
b. A linguagem não-verbal
c. Interpretação de texto

A língua portuguesa

a. A gramática
b. Os vícios

O discurso

a. Discurso direto
b. Discurso indireto
c. Discurso indireto livre

Apresentação da proposta:

Esta Oficina tem como intuito levar o aluno (professor) a conhecer um pouco mais o universo literário de uma das mais importantes faces da literatura nacional – Clarice Lispector, através de seu livro A Hora da Estrela, induzindo o aluno a leitura e a compreensão de diferentes recursos midiáticos, como a utilização do blog como exercício de escrita, a fotografia como forma de interpretação e a criação de seus próprios vídeos para expor trabalhos.
Tema da Oficina:
A linguagem: Interpretação de texto - Exercício de fixação de conteúdo a partir de texto de Clarice Lispector; A Hora da Estrela (Romance); 3ª Fase do modernismo; Filme homônimo de Suzana Amaral
1. Conteúdo
Biografia: um pouco sobre a autora;
Obra – leituras de trechos do livro;
Contextualizar autora e época que viveu;
Estética: abordagens de aspectos pessoais da autora na obra.
2. Justificativa
Esse trabalho tem como base a preocupação de levar ao aluno diferentes processos de discernimento sobre a literatura, a leitura do livro em sala de aula, audições, a apresentação de fotos e do filme contribuíram para a formação intelectual do aluno através de diferentes recursos, demonstrando novas maneiras de se conhecer arte e de assimilá-la.
Objetivo Geral
1. Analisar o romance A Hora da Estrela, penúltimo romance e último livro publicado em vida pela autora brasileira. Criar pontos específicos onde revelem a importância da obra e sua originalidade;
2. Fazer analise em diferentes veículos como o próprio livro, o filme homônimo de Suzana Amaral, o CD/livro e os recursos fotográficos;
3. Fazer com que o aluno saiba distinguir diferentes tipos de texto e linguagens;
4. Fazê-lo produzir textos mediante problemáticas encontradas;
5. Usar os conhecimentos adquiridos na produção de textos;
6. Fazer com que os alunos percebam a real importância da escrita, da leitura escrita e pictórica e da utilização de diferentes mídias.
Objetivos específicos de atitude
1. O aluno deverá valorizar a busca de informações, a convivência com os colegas, a integração de conhecimentos e a capacidade crítica;
2. Despertar o interesse do aluno para a utilização de diferentes recursos para a elaboração de seus trabalhos;
3. Criar conceitos que tragam os alunos a apresentações diferenciadas e com elaboração bem desenvolvida.
Critérios metodológicos e didáticos
A utilização da tecnologia em sala de aula a cada dia vem se mostrando cada vez mais importante e urgente, dado aos avanços tecnológicos e a facilidade com que o aluno se encontra em lidar com esses recursos, informática, internet, vídeos, fotos, músicas e o próprio celular que deixou de ser apenas um telefone móvel.Acreditamos que a utilização de recursos midiáticos só contribui para dar as aulas um requinte e uma diferenciação que já é solicitada por alunos e diretores escolares, tais recursos podem oferecer possibilidades extras na aprendizagem como: visualização de imagens e suas leituras, exposições fotográficas desenvolvidas em sala de aula, exposições de vídeos feitos por alunos sobre conteúdo aplicado, a utilização de internet como base bibliográfica em aula, e os blogs como cadernos digitais onde os alunos podem expor suas criações e experiências, além da troca de informações entre eles e o professor.A Professora Doutora Maria Cristina Castilho Costa diz em seu texto – Endocomunicador é preciso que há uma relação estreita entre comunicação e educação, e diz mais:A quantidade de informação e conhecimento de mundo moderno exige que o professor redimensione seus currículos e estabeleça prioridades. Mais importante é ensinar a pensar e a conhecer do que transmitir conteúdos determinados por uma grade curricular.[1]Isso apenas reforça a idéia da utilização de diferentes recursos para aperfeiçoar e melhorar a qualidade de ensino, fazendo com que a tecnologia e a informação que se renovam a cada momento também façam parte do dia a dia dos alunos.
E será através dessa idéia de comunicação, tecnologia e informação continua e aplicada que trabalharemos com a utilização de:
- Filmes;
- Transparências;
- Aulas expositivas;
- Músicas;
- Vídeos;
- Fotografias;
- Internet;
- Blogs;
- Palestras.
Critérios de avaliação (Possíveis)
- Avaliação Continua: Participação e Desenvolvimento;
- Avaliação Produtiva: Trabalhos em sala de aula, Atividades para casa, Pesquisas para entrega etc;
- Avaliação Bimestral: Sobre o conteúdo visto em sala de aula.
Bibliografia
LISPECTOR, Clarice, A hora da estrela – Rio de Janeiro: ROCCO, 2006. Acompanha CD/Duplo com a obra na integra.
Endocomunicador é Preciso - Maria Cristina Castilho Costa
http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/saibamais/textos/
 

0 comments so far.

Something to say?